Mundo Sonoro viaja de Hong Kong para a selva colombiana
top of page
  • Foto do escritorRanulfo Pedreiro

Mundo Sonoro viaja de Hong Kong para a selva colombiana


Uma parceria da Malagueta Webradio com a produtora e jornalista Janaína Ávila apresenta semanalmente o programa Mundo Sonoro, convidando você para uma viagem musical inusitada pelos recantos mais distantes do mundo.


Você pode conferir o programa na Malagueta toda quinta (20hs), sábado (14hs) e terça (10hs).


Com a palavra, Janaína Ávila:


Um Mundo Sonoro que começa na Ásia, continente que preciso visitar mais musicalmente. Me redimo da culpa com um bloco dedicado a vozes femininas, começando com Karen Mok (na foto), cantora, compositora e atriz de Hong Kong, na China com duas belas músicas do seu novo disco, “Voyage”. Depois, vamos para o Japão com uma cover feita por Friday Night Plans da música mais famosa de Mriya Tekeuchi, ícone da j-pop dos anos 80 e que com “Plastic Love” alcançou um sucesso estrondoso, 35 anos depois do lançamento da música em 1984 graças a um vídeo que viralizou na internet. Na Coréia do Sul, ouvimos o primeiro single da cantora JOY, agora em carreira solo. Ela era vocalista da banda de k-pop Red Velvet.


Seguimos viagem e vamos para uma balada brasileira com o rapper e escritor Gäel Faye, do Burundi e com a belga, de origem inglesa e egípcia, Natacha Atlas nos entregamos à uma releitura do gênero “maqam” misturado com jazz e música eletrônica. Com a Mexicana Natalia Lafourcade, entramos num bloco dedicado à musica cantada em espanhol, com a participação de dois grande nomes da música, Aída Cuevas e Caetano Veloso. Também recordamos Pau Dónes, o cantor, compositor e vocalista da banda espanhola Jarabe de Palo um ano depois da sua morte.


Ainda na Espanha, ouvimos uma faixa do excelente disco de C.Tangana, “El Madrileño” que com maestria mistura tradição do flamenco à musica urbana numa fusão que extrapola as fronteiras espanholas e aponta uma direção muito interessante para a música local que passa a conversar, bem de perto com outros ritmos latinos. Tem até funk carioca, é genial!!! A nossa viagem termina na selva colombiana, com toda a tradição do grupo feminino “Semblanzas del Rio Guapi” que que retrata, na própria musica, a colisão da magia dos rios sem fim, das selvas imaculadas, manguezais e a fúria do oceano. Forte, intenso, místico, potente e que nos lembra o que é vida.


O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e também está na programação da CBFwebRADIO - GLOBAL MUSIC NETWORK (www.cbfwebradio.com) às terças, às 16 horas, às quartas, às 10 horas, sexta, às 13 horas e na segunda-feira, à meia-noite,(horário de Brasília). Ouça também na programação da Malagueta Webradio (www.malaguetawebradio.com), às quintas (20hs), aos sábados (14hs) e às terças (10hs). Siga o Mundo Sonoro nas redes sociais: no Facebook (www.facebook.com.br/mundossonoro) e no Instagram: (www.instagram.com.br/mundossonoro). Produção e apresentação: Janaína Ávila. Confira a playlist completa:


01 Karen Mok – “A Woman for All Seasons” (China)

02 Karen Mok – “The Way You Make Me Feel” (China)

03 Friday Night Plans – “Plastic Love” (Japão)

04 JOY – “Je T’aime” (Coréia do Sul)

05 Gael Faye feat. Flavia Coelho – “Balade Brésilienne” (Brundi/Brasil)

06 Natacha Atlas – “The Outer” (Bélgica)

07 Natalia Lafourcade feat. Aída Cuevas – “Luz de Luna” (México)

08 Natalia Lafourcade feat. Caetano Veloso – “Soy Lo Prohibido” (México/Brasil)

09 Jarabe de Palo – “Valiente” (Espanha)

10 C. Tangana feat. Eliades Ochoa – “Muriendo De Envidia” (Espanha/Cuba)

11 Semblanzas del Rio Guapi – “Bogando” (Colombia)

12 Semblanzas del Rio Guapi – “Yo-Po-No-Po” (Colombia)





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page