Produção londrinense Turma do Bicudo estreia na TV Cultura
top of page
  • Foto do escritorRanulfo Pedreiro

Produção londrinense Turma do Bicudo estreia na TV Cultura


As produções audiovisuais londrinenses estão, aos poucos, conquistando espaços nacionais. Neste sábado (3/10), às 8h30, estreia a Turma do Bicudo na TV Cultura, uma animação para crianças que parte de uma proposta educativa baseada em um sério trabalho multidisciplinar interligando arte e educação.

São dez episódios já finalizados que também estão disponíveis no Yoog Canal, no Youtube. Para conhecer um pouco mais dessa história, conversamos com o cantor, compositor e empresário multimídia João Vidotti, criador do Yoog e da Turma do Bicudo.

Como surgiu a Turma do Bicudo?


Desde que fiz faculdade de música, eu tenho contato com educação infantil e educação musical. Esse contato se deu de diversas formas. Na faculdade, eu trabalhava muito com a primeira infância, fiz estágio na creche da UEL (Universidade Estadual de Londrina) durante os quatro anos de faculdade. Ao longo desse período todo, além de minha atividade musical, eu vim produzindo espetáculos infantis nos colégios particulares, principalmente. Eles têm essa tradição de fazer um espetáculo no fim do ano, que envolve teatro e dança. É um espetáculo que já foi feito de diversas formas e foi avançando para o lado da animação gráfica. Eu fazia um cenário digital que é projetado no fundo do espetáculo.


Quando eu morei em Nova York, vi bastante disso acontecendo por lá. Os grandes espetáculos já contavam com partes de cenário dessa forma, digital. Então eu fui me aprofundando nessa área de animação gráfica vinculada ao desenvolvimento do espetáculo. E daí eu trabalhava na produção, na direção, dava meus pitacos no roteiro. Assim, fui me envolvendo com a dramaturgia infantil. A ideia de fazer uma animação veio daí. Esse cenário foi ficando complexo, e a animação gráfica que eu idealizava foi ficando tão complexa que, aos poucos, fui me sentindo apto não apenas para trabalhar com um cenário que se movimenta, mas também colocar personagens ali dentro.

E a parte educativa?

A primeira coisa que eu pensei foi fazer algo educativo, visto que o cenário hoje na internet tem muita coisa negativa, muita coisa inadequada para crianças, e fazem muito sucesso. Tem vídeos com 5 milhões de visualizações que não ensinam nada, muito pelo contrário, prejudica o desenvolvimento intelectual da criança, porque são futilidades, bobagens, coisas perigosas. Baseado nisso, fui atrás de conhecimento, tanto de literatura, como também de consultoria de profissionais dessas áreas de desenvolvimento infantil.

Desde psicólogas, pedagogas e psicopedagogos a artistas e professores. Essa equipe deu embasamento. Fiz bastante consultoria antes de começar a escrever e essa consultoria embasou todo o projeto da Yoog. A Yoog seria o canal e a primeira grande produção é a Turma do Bicudo, que é esse seriado que está estreando na TV Cultura. A gente produziu 10 episódios, e essa equipe se incumbiu de fazer a produção ao longo de 2 anos. A gente fez do começo ao fim, desde a elaboração de ideias e do roteiro. Junto com as psicólogas a gente definiu um argumento de roteiro, o que era importante passar para as crianças. A gente selecionou 10 temas. Cada episódio trata de um tema específico de desenvolvimento. Os episódios tratam muito a questão da habilidade de convivência, habilidade social de convívio, mesmo entre as crianças e entre elas e a família. E também a habilidade emocional, a inteligência emocional, o autocontrole, o medo, o bullying, os assuntos são diversos.

O que virá pela frente?

Fizemos os 10 episódios, produzimos, estão finalizados, em poder da TV Cultura para serem exibidos. Ao longo desse tempo, eu compus 13 canções que vão se transformar em um musical. Essas 13 canções ainda fazem parte da primeira temporada e falam a respeito dos personagens e de suas histórias, suas vivências e das situações que eles passam. A formiga Filomena está no primeiro episódio, sobre coletividade. Ela é uma formiga muito educada, disciplinada, que encara os desafios. Ao mesmo tempo, ela faz parte de um todo para o qual ela dá muito valor. Então tem uma música sobre isso. Cada música tem a temática vinculada a um personagem dos episódios. A ideia é montar um musical de animação. Seriam videoclipes unificados contando coisas, revisitando as histórias da primeira temporada, e reforçando as mensagens através da música.

O processo já está em produção, inclusive em parceria com o (compositor e instrumentista) Diogo Burka, que também assina a trilha da primeira temporada junto comigo. Somos parceiros novamente nessa nova empreitada do musical, fazendo todos os arranjos. A gente já está produzindo as músicas, já estamos na fase final. O próximo passo já seria começar a bolar os videoclipes e fazer o elo entre eles para transformar tudo isso em um espetáculo dentro do canal.

Saiba mais sobre o Yoog e a Turma do Bicudo no site, Youtube, Facebook (@yoogcanal) e no Instagram (@yoog_insta).




62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page