• Ranulfo Pedreiro

Faces (1968) - John Cassavetes

Atualizado: Set 4

John Cassavetes foi daqueles raros diretores capazes de deixar o elenco totalmente à vontade em cena, livre inclusive para o improviso. Também era capaz de filmar com poucos recursos, como é o caso de Faces (1968), rodado em sua própria casa.


Com uma câmera inquieta, capaz de se deslocar desajeitadamente mas, ao mesmo tempo, conseguir ângulos inusitados, Cassavetes gostava de quebrar o rigor interpretativo para expor as fragilidades humanas.


Os personagens de Faces são, todos, carentes e vazios, muitas vezes se aninhando em sobras sentimentais, fragmentos de emoções sempre à deriva, descontroladas, o que favorece as mudanças drásticas de humor.


O filme parece uma grande confusão, e é, realmente, até o desfecho conferir ainda mais desordem, embora esclareça muita coisa. A obra vira ao avesso os clichês românticos dos anos 60, expondo, com doses de agressividade, o desajuste emocional de cada um.


Como a intenção aqui é indicar filmes gratuitos, esta versão tem qualidade razoável no Youtube. As legendas estão em espanhol, mas são compreensíveis.




20 visualizações
  • Facebook
  • Twitter

©2019 por Máquina do Som. Orgulhosamente criado com Wix.com